Vamos iniciar um projeto de forma tranquila, sem pressa, pensando mais do
que escrevendo. Não é preciso formular textos
bonitos, neste momento as ideias devem ser mais valorizadas que o volume de conteúdo.
Veja o esquema de um Projeto de TCC
Figura 01:
Esquema TCC
Fonte: a
autora
Elementos Introdutórios
Pare para repensar, SEM PÂNICO! Responda calmamente,
pensando bem, só com PALAVRAS CHAVES
(nada de formular frases!):
Item
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Descrição
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Modelo
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Seu Projeto
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Tema
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Sobre o que você vai falar em sue artigo/TCC?
01. Precisa gostar
do assunto que escolher para escrever.
02. Você vai ler, pensar, escrever, discutir,
analisar e “respirar” este tema, por isso, deve ser algo que te deixe apaixodan@.
03. Importante que o tema esteja relacionado com sua vivência profissional
04. MAS NÃO PODE
haver envolvimento emocional
irracional a ponto de você achar que
já sabe as respostas antes de iniciar a pesquisa.
05. Repito: Não pode
saber as respostas antes mesmo de começar a pesquisar.
06. Verifique antecipadamente se existe conteúdo disponível para o embasamento teórico (material disponível pode ser consultado
nas referências de outros TCCs, artigos científicos postados em sites que tenham
reconhecimento científico - CAPES e no Google Acadêmico).
07. Qual a relevância
do tema: é importante para um número significativo de pessoas ou apenas para você.
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Planejamento Financeiro
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Item
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Descrição
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Modelo
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Seu Projeto
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Delimitação do Tema
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Não há como escrever com uma amplitude muito grande,
por isso você determinou um assunto/tema do seu interesse e agora é o momento
de reduzir o seu escopo de trabalho.
Defina alguns itens como:
01. Objeto de estudo;
02. Campo de pesquisa;
03. Nível de investigação;
04. População: grupo
(pessoa, ramo empresa, espécie de animais, pacientes com determinada doença, estudantes
de algum curso, profissionais de uma área, setor do governo, setor da sociedade,
...);
05. Temporal: período
de tempo, comparação entre 2 períodos – se tem dados para estes períodos, ...
06. Geográfico: em
que local será feito o estudo
07. Meio/Estilo: a
forma que se propaga (ex. marketing digital nas redes sociais, ..)
Poderão ser feitos diversos “cortes” até chegar ao
ponto específico do estudo.
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Planejamento Financeiro de Caixa
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Item
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Descrição
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Modelo
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Seu Projeto
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Pergunta / Problema de Pesquisa
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01. Qual a real motivação
da pesquisa?
02. Todo trabalho científico buscar descobrir algo, o que pretende comprovar com seu estudo?
03. A pergunta é uma delimitação
ainda maior do seu tema, é algo específico
a ser investigado dentro do tema escolhido.
04. Quando
for redigir a introdução:
Para introduzir o problema descreva um panorama em que ele se insere, fale dos recursos atuais e ai sim,
faça a pergunta.
Ex.: se sua namorada quer uma bolsa nova (meninas,
se a gente quer uma bolsa nova!) sempre inicia uma conversa do tipo:
“já não tenho mais nenhuma bolsa decente
par sair [...]”
Relate os recursos que são utilizados na atualidade,
logo a conversa segue mais ou menos assim:
“[...] as bolsas que tenho já estão desgastadas
[...]”
Introduzimos o problema ou a pergunta que vai dar
origem à investigação:
“Como posso adquirir uma linda bolsa nova
sem investir recursos financeiros próprios?”
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Quais os fatores relevantes do fluxo de
caixa no planejamento financeiro?
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Item
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Descrição
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Modelo
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Seu Projeto
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Objetivo Geral
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O objetivo geral representa “o que será feito com a pesquisa”, e deve estar intimamente ligado
com a pergunta.
Não se pode ter um questionamento e objetivar outra
coisa na pesquisa científica. Pergunta e objetivo geral são iguais, mas o
obj. geral:
01. Inicia
com um verbo tornando a pergunta /
problema em afirmação;
02. Só pode conter
01 único verbo;
03. Verbos
comumente utilizados:
03.a. para conceituar:
conhecer; compreender; entender; identificar; reconhecer; generalizar, etc.
03.b. para procedimentos:
desenvolver; estabelecer; organizar; capacitar; demonstrar. Etc.
03.c.para atitudes:
contribuir; colaborar; valorizar; interiorizar; mostrar, etc.
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Demonstrar os fatores
relevantes do fluxo
de caixa no planejamento financeiro.
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Objetivos Específicos
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Os Objetivos Específicos devem mostrar os resultados que se pretende
alcançar de forma detalhada
01. É o “passo a passo” do trabalho
02. Deve estar relacionado ao referencial teórico
03. Cada objetivo específico pode conter 01 único verbo;
03. Verbos
comumente utilizados:
03.a. para analisar:
analisar;
investigar; comprovar; classificar; comparar; contrastar; diferenciar; distinguir,
etc.
03.b. para avaliar:
avaliar; pesquisar; selecionar; precisar; decidir; estimar; medir; validar,
etc.
03.c.para compreender:
compreender; concluir; inferir; deduzir; interpretar; determinar; descrever; ilustrar;
etc.
03.d. para conhecer:
conhecer; registrar; definir; identificar; nomear; especificar; exemplificar;
enumerar; citar; etc.
03.e. para sintetizar:
sintetizar; esquematizar; organizar; constituir; estruturar; generalizar; documentar;
desenvolver; etc.
03.f. para aplicação:
aplicar; praticar; empregar; operar; usar; etc.[1]
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01 – Estudar o que são controles financeiros,
planejamento financeiro e fluxo de caixa;
02 – Levantar na literatura os fatores relevantes
do fluxo de caixa no planejamento financeiro empresarial;
03 – Desenhar um modelo de fluxo de caixa
gerencial;
04 – Confeccionar um fluxo de caixa histórico do
ano de 2017; e
05 – Projetar um fluxo de caixa para o primeiro
trimestre de 2018.
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Item
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Descrição
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Modelo
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Seu Projeto
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Justificativa
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Relevância para
uma parcela da sociedade e para a academia
01. convença seu colega a ler seu trabalho!
02. Quando
for redigir a introdução:
Para introduzir a justificativa descreva um breve
panorama em que ele se insere, diga por que seu trabalho é relevante
para uma parcela da sociedade e
busque um autor
que endosse / confirme sua justificativa; Faça o mesmo para
justificar a importância da
pesquisa para o mundo acadêmico.
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a) Importância
para pequenas empresas que poderão conhecer melhor a ferramenta de fluxo de
caixa e identificar antecipadamente suas faltas ou sobras de recursos
financeiros além de poder comparar seus objetivos com o que foi efetivamente
realiado;
b)
relevância para os estudantes da área de gestão ao identificar como se
confecciona um fluxo de caixa, podendo compreender na prática o que se
aprende na teoria.
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Item
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Descrição
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Modelo
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Seu Projeto
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Metodologia
Metodologia - Método
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Para que as
pessoas saibam como foi elaborada a pesquisa é preciso definir minimamente
algumas características:
Classificação da Pesquisa:
01. Método: dedutivo ou indutivo;
02. Abordagem: qualitativa ou quantitativa;
03. Natureza: básica ou aplicada;
04. Caráter dos objetivos: exploratória; descritiva;
ou explicativa;
05. Quanto
aos procedimentos: experimental;
pesquisa-ação; bibliográfica; documental; pesquisa de campo; pesquisa
ex-post-facto; pesquisa de levantamento; estudo de caso; pesquisa
participante; observação; observação participante; etc.
[2]Dedutivo: é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso
da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada premissa. Ex.: Todo homem é mortal. (geral!!!)
João é homem. (questionamento mais específico) Logo, João é mortal. (conclusão específica, induzida por “lógica dedutível entre a relação: homem = mortal; João é homem; logo João é mortal por que é homem.)
Indutivo: Na
lógica, método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um
número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução
normalmente se contrasta à dedução. A indução, ao contrário da dedução, parte
de dados particulares da experiência sensível. Ex: O ferro conduz eletricidade. (específico para um metal!)
O ouro conduz eletricidade. (específico para um metal!) O chumbo conduz eletricidade. (específico para um metal!) A prata conduz eletricidade. (específico para um metal!)... etc. Logo, todo metal conduz eletricidade. (DEDUÇÃO a partir de todas as argumentações específicas)
OU ainda
Todo cão é mortal. (específico para um
animal!)
Todo gato é mortal. (específico para um animal!) Todo pássaro é mortal. (específico para um animal!) Todo peixe é mortal. (específico para um animal!) Logo, todos os animais são mortais. (DEDUÇÃO a partir de todas as argumentações específicas) |
01. Método: dedutivo;
02. Abordagem: qualitativa;
03. Natureza: aplicada;
04. Caráter dos objetivos: descritiva;
05. Quanto aos procedimentos: bibliográfica; documental;
pesquisa de campo; e pesquisa-ação.
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Item
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Descrição
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Metodologia - Abordagem
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[3]Qualitativa: tem como objetivo “compreender os
fenômenos através da coleta de dados narrativos, estudando as
particularidades e experiências individuais”. Os tipos de dados são de
forma de narrativa, como diários, questionários abertos, entrevistas e
observações que não são codificadas usando um sistema numérico – CUIDADO: ter um demonstrativo numérico ainda é narração dos números,
não é dado estatístico! Usada para entender os motivos,
opiniões e motivações subjacentes. Ele fornece informações sobre o
problema ou ajuda a desenvolver ideias ou hipóteses para pesquisas
quantitativas, ainda é usada para descobrir tendências de pensamento e
opiniões. O tipo de
abordagem é subjetivo, orientado aos processos. A amostragem é selecionada,
normalmente pequena para obter uma compreensão aprofundada. A medição não
é padronizada, narrativa (palavra escrita). Os resultados são medidos
durante a coleta de dados como entrevistas e levantamento documental. A coleta
de dados é flexível, especificado apenas em termos gerais antes do
estudo. Quanto à estratégias para coleta de dados utiliza-se comumente
grupos focais (discussões em grupo), entrevistas individuais e observações.
Para análise dos dados normalmente são em palavras ou números de
relatórios, sendo fácil fazer observações e comentários para se chegar
a uma conclusão. A interpretação destes dados podem incluir conclusões
provisórias e podem mudar e devem ser revisadas de forma contínua em novas
pesquisas, ficando sob a responsabilidade do leitor as inferências e
generalizações. Quantitativa tem como objetivo compreender os fenômenos através da coleta de dados numéricos, que apontarão preferências, comportamentos e outras ações dos indivíduos que pertencem a determinado grupo ou sociedade. Os tipos de dados são codificados de forma numérica e permitem classificações e estatísticas. Usada para quantificar o problema de pesquisa por meio da geração de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas. Us ainda a quantificação de atitudes, opiniões e comportamentos são usadas para generalizar os resultados de uma população de amostra maior. O tipo de abordagem é objetivo, orientado para os resultados. A amostragem é aleatória e normalmente representativa de uma grande população, a fim de generalizar resultados para esta. A medição é padronizada com números e o resultado só se vê no final da coleta de dados. A coleta de dados é estruturada, inflexível, especificado em detalhes antes do estudo. Quanto à estratégias para coleta de dados utiliza-se comumente inquéritos / questionários, entrevistas, estudos longitudinais, pesquisas em linha e observações sistemáticas. Para análise dos dados é preciso compilação, pois os dados brutos são números. Os dados são analisados ao final do estudo e envolvem estatísticas. A interpretação destes dados podem ser generalizações formuladas no final do estudo, declaradas com grau de certeza predeterminado, ficando sob a responsabilidade do pesquisador as inferências e generalizações... |
Item
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Descrição
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Metodologia - Natureza
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[4]Básica: “Pesquisa sobre um dado tema sem,
necessariamente, apresentar relação com sua aplicação específica.
Caracteriza-se pela busca de conhecimentos básicos para formulação de
hipóteses e/ou respostas de questões iniciais sendo, portanto, diretamente
responsável pelo desenvolvimento científico e indiretamente pelo industrial
mediante a aplicação dos resultados desta em pesquisas aplicadas”. É usada
para fins de desenvolvimento científico para obter conhecimentos gerais
sobre um tema e sem objetivos mercadológicos ou industriais,. Aplicada: “Busca gerar conhecimento sobre um assunto específico e definido anteriormente. Nos setores produtivos a pesquisa aplicada utiliza os conhecimentos decorrentes da pesquisa básica para gerar desenvolvimento científico com fins comerciais em geral”. É usada para fins de desenvolvimento de conhecimento específico sobre um assunto definido e, geralmente, associado ao desenvolvimento de setores econômicos mediante aplicação direta dos resultados obtidos. Entenda a diferença[5]: “Pesquisa básica ou pura é realizada unicamente para fins de coleta de informações e construir conhecimento existente, em oposição à investigação aplicada, que é voltada para a resolução de uma questão particular. Exemplo: Um neurologista que estudos do cérebro para aprender sobre o seu funcionamento geral está fazendo pesquisa básica, enquanto um neurologista que está buscando as origens da doença de Alzheimer está envolvido na investigação aplicada”. |
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Metodologia - Caráter dos objetivos
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[6]Exploratória: “procura explorar um problema para fornecer informações para uma
investigação mais precisa. Elas visam uma maior aproximação com o tema, que
pode ser construído com base em hipóteses ou intuições”. Tem como objetivo
a descoberta de ideias e pensamentos novos e normalmente seu processo é não
estruturado com dados qualitativos. Os instrumentos mais comuns para a
coleta de dados são a pesquisas bibliográficas e estudos de caso. Descritiva: “visa descrever algo. Para isso, fazem uma análise minuciosa e descritiva do objeto de estudo. Essa pesquisa não pode ter interferência do pesquisador”. Tem como objetivo Descrever características e funções e normalmente seu processo é estruturado com dados quantitativos (mas pode usar qualitativo também). Os instrumentos mais comuns para a coleta de dados são levantamento de dados qualitativos, mas, principalmente, quantitativos. Explicativa: “é uma tentativa de conectar as ideias para compreender as causas e efeitos de determinado fenômeno. É onde pesquisadores tentam explicar o que está acontecendo”. Tem como objetivo compreender causas e efeitos e normalmente seu processo é estruturado com dados quantitativos (mas pode usar qualitativo também). Os instrumentos mais comuns para a coleta de dados são calcada em métodos experimentais. |
Item
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Descrição
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Metodologia – Procedimen-tos
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Procedimentos de coleta de dados são os métodos práticos utilizados para juntar as
informações, necessárias à construção dos raciocínios em
torno de um fato/fenômeno/problema. Alguns procedimentos: Pesquisa
experimental; pesquisa ex-post-facto; levantamento: questionários / formulários
/ entrevistas; estudo de caso; pesquisa-ação; pesquisa
bibliográfica; pesquisa documental: fontes de informação não organizadas.
-
quanto à fonte da informação: Algumas fontes: Campo – lugar onde
acontecem os fatos e fenômenos; Laboratório – interferência artificial na
produção; do fato/fenômeno ou artificialização de sua leitura, geralmente
melhorando as capacidades humanas de percepção; Bibliografia – faz parte de
qualquer pesquisa, seja de campo ou de laboratório; documental – busca
documentos que contenham dados importantes para o estudo
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Metodologia Amostra
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Para que as
pessoas a extensão da pesquisa é preciso esclarecer o universo que se aplica:
Definição da Amostra:
01. Diferencie população de amostra[7]:
ma amostra é um subconjunto de pessoas, itens ou eventos de uma população
maior que você coleta e analisa para fazer inferências[8]
(afirmar algo como verdadeiro).
02. Quanto maior
a amostra melhor ela representará uma população.
03. Estudos de
caso são específicos de um indivíduo (empresa, doença, ...) ou grupo
específico, logo não se baseia numa amostra e não representa uma população.
Não existe a intenção de estudar um
caso para se alargar os resultados
a um grupo maior[9].
• probabilística: a seleção é aleatória
de tal forma que cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida
de fazer parte da amostra. São métodos rigorosamente científicos. Seleção: aleatória simples (AAS); sistemática;
estratificada; por conglomerados.
• Não probabilística: há uma escolha
deliberada dos elementos da amostra. Depende dos critérios e julgamento do
pesquisador. Seleção: por
acessibilidade ou por conveniência; intencional; por cotas.
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Agora
podemos pensar em redigir um texto adequado para a introdução!
01. Tema: Planejamento
Financeiro
02. Delimitação do Tema: Planejamento
Financeiro de Caixa
03. Problema de Pesquisa: Quais os
fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro?
04. Objetivo Geral: Demonstrar
os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro.
05. Objetivos Específicos
a – Estudar o que são controles financeiros, planejamento financeiro e
fluxo de caixa;
b – Levantar na literatura os fatores relevantes do fluxo de caixa no
planejamento financeiro empresarial;
c – Desenhar um modelo de fluxo de caixa gerencial;
d – Confeccionar um fluxo de caixa histórico do ano de 2017; e
e – Projetar um fluxo de caixa para o primeiro trimestre de 2018.
06. Justificativa:
a - Importância para pequenas empresas
que poderão conhecer melhor a ferramenta de fluxo de caixa e identificar
antecipadamente suas faltas ou sobras de recursos financeiros além de poder
comparar seus objetivos com o que foi efetivamente realiado;
b - relevância para os estudantes da
área de gestão ao identificar como se confecciona um fluxo de caixa, podendo
compreender na prática o que se aprende na teoria.
07. Metodologia:
a - Método: dedutivo; b - Abordagem:
qualitativa; c - Natureza: aplicada; d - Caráter dos objetivos: descritiva; e -
Quanto aos procedimentos: bibliográfica; documental; pesquisa de campo; e pesquisa-ação.
Item
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Redação
exemplo
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Contextualização
Tema
Delimitação do Tema
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O planejamento financeiro é importante para
aumentar a chance de sobrevivência de uma empresa dado que ele é uma ferramenta
de administração financeira com vistas à organização da gestão, buscando
antever situações futuras a partir do histórico financeiro da empresa e
agregando as expectativas futuras. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas (SEBRAE) divulgou em 2016 um estudo sobre a sobrevivência
das empresas, com foco nos pequenos negócios, a fim de determinar o tempo e
os fatores que às levam à mortalidade. Com base em dados as Secretaria da
Receita Federal (SRF) sobre abertura e baixa de empresas nos anos de 2012 a
2014 a pesquisa revela que “a taxa de sobrevivência das empresas com até dois
anos de atividade foi de 76,6%”, e que em suas pesquisas anteriores as taxas
foram: 2008 de 54,2%, 2009 de 55,4%, 2010 de 76,2%, 2011 de 75,8% (SEBRAE,
2016, p. 16), o que demonstra uma melhoria no índice, porém, ter mais de 23%
de taxa de mortalidade ainda é preocupante. Sendo que retirados os dados dos
Micros Empreendedores Individuais (MEI) esta taxa de mortalidade sobre para
44,6%, o que torna o dado até mesmo alarmante. A mesma pesquisa buscou saber
os fatores que levam à sobrevivência/mortalidade das empresas e conclui que “a
sobrevivência (ou a mortalidade) do negócio resulta não apenas de um único
fator tomado isoladamente, mas depende da combinação de um conjunto de
fatores”, identificando quatro conjuntos de fatores: “situação antes da
abertura (tipo de ocupação do empresário; experiência no ramo; motivação para
abrir o negócio); planejamento do negócio; gestão do negócio; e capacitação
dos donos em gestão empresarial” (SEBRAE, 2016, p. 75).
Depreende-se ainda
desta pesquisa do SEBRAE (2016) que em relação à gestão do negócio 74% das
empresas que sobreviveram “realizaram um acompanhamento rigoroso da evolução das
receitas e das despesas ao longo do tempo” (SEBRAE, 2016, p. 78). Apear de
não ser o único fator de sucesso de uma empresa, Planejamento Financeiro de Caixa sem mostra eficaz e
ajuda a gerir os recursos financeiros, aumentando a taxa de sobrevivência das
empresas.
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Introdução do problema com panorama geral
Descrição da situação atual
Problema de Pesquisa
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Tendo em vista que controlar o caixa da empresa significa compreender,
registrar, avaliar e projetar as entradas e saídas de recursos financeiros, a
utilização da ferramenta de fluxo de caixa gerencial poderá servir para este
fim. Conforme indica a pesquisa do SEBRAE (2016), controlar tais movimentos
é um dos itens que ajudam na melhoria da taxa de sobrevivência da empresa,
além de ajudar na gestão das decisões estratégicas. Tendo em vista este cenário
esta pesquisa questiona: Quais os fatores relevantes do fluxo de caixa no
planejamento financeiro para micro e pequenas empresas?
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Item
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Redação
exemplo
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Introdução do objetivo geral
Objetivo geral
Objetivos Específicos
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Alinhado com a busca de solução para os pequenos empresários, já que
estes são uma parcela significativa do, conforme pesquisa do SEBRAE (2014)
onde demonstra que “as micro e pequenas empresas são as principais geradoras
de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste
setor”, 22,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Indústria e no serviço
atingiam 36,3% de todo lucro gerado Com vistas a apoiar estes empreendedores o estudo
busca demonstrar os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento
financeiro. Como subsídio para atingir este objetivo a pesquisa buscará estudar o
que são controles financeiros, planejamento financeiro e fluxo de caixa; levantar
na literatura os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro
empresarial; desenhar um modelo de fluxo de caixa gerencial; confeccionar um
fluxo de caixa histórico do ano de 2017; e projetar um fluxo de caixa para o
primeiro trimestre de 2018.
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Metodologia
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Para atingir tais resultados será utilizado o método dedutivo a partir
de uma abordagem qualitativa em uma pesquisa aplicada, cujo caráter dos
objetivos é descritivo. Os dados serão coletados através de pesquisas bibliográfica
e documental, auxiliado também por pesquisa–ação em que o autor do trabalho
vai a campo e interage com as pessoas e informações, podendo vir a
influenciar o meio pesquisado.
O estudo será realizado numa pequena empresa de publicidade e
propaganda que atua no mercado há um ano, com sede em Porto Alegre. Sua
estrutura funcional é composta por três sócios, sendo dois deles atuantes na
parte comercial e de criação e um dedicado às atividades administrativas
financeiras.
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Justificativa
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A relevância deste estudo está em proporcionar a
esta pequena empresa as informações necessárias para que seus sócios consigam
fazer o planejamento financeiro, iniciando com o de fluxo de caixa gerencial,
desta forma poderão identificar antecipadamente suas faltas ou sobras de
recursos financeiros além de poder comparar seus objetivos com o que foi
efetivamente realiado. Outras empresas do mesmo porte poderão adaptar o
exemplo apresentado para suas realidades. Segundo Silva (2015) o fluxo de
caixa permite à empresa visualizar, de forma rápida e segura, as movimentações
financeiras, facilitando para que os recursos sejam aplicados com
assertividade. Para os acadêmicos da área de gestão pretende-se demonstrar como
se confecciona um fluxo de caixa, a fim de que possam compreender na prática
o que se aprende na teoria, despertando nestes o interesse sobre o fluxo de
caixa, demonstrando que sua aplicação é simples e eficiente, como lecionam
Silva e Neiva (2010) ao afirmar que a gestão das necessidades de caixa nas empresas
é um aspecto importante, pois “muitas empresas vêm perdendo sua continuidade
por falta de administração de caixa”, e descrevem o fluxo de caixa como um relatório
dinâmico e que “evidencia, de forma transparente, e verdadeira situação
financeira da empresa” (SILVA; NEIVA, 2010, p. 1).
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Item
|
Redação
exemplo
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Referências
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Livro
SILVA, Daiane Vieira da. Fluxo de caixa como ferramenta da gestão
financeira para microempresa. Assis: Fundação Educacional do Município de
Assis – FEMA, 2015. 34 p.
Internet
BEDÊ, Marco Aurélio (Coord.). Sobrevivência das empresas no Brasil.
/ – Brasília: Sebrae, 2016. 96 p. il. [em linha] [Consult. 06 Dez.2017].
Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf.
Revistas
SILVA, Danielle Zanetti Guimarães
da; NEIVA, Roberta Mendes. O fluxo de caixa como ferramenta de gestão
financeira e estratégica nas empresas. São Paulo: ReFAE – Revista da
Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista, 2010. ISSN:
2176-9583. [em linha] [Consult. 04 Dez/2017]. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ReFAE/article/view/2048.
|
Suas
considerações e dúvidas:
[2]Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki;
[8]
Inferência: 1. ação ou efeito de inferir; conclusão, indução. 2. operação
intelectual por meio da qual se afirma a verdade de uma proposição em
decorrência de sua ligação com outras já reconhecidas como verdadeiras. Fonte: https://www.google.com.br/search?q=Dicion%C3%A1rio.
[10]
Amostragem: ação, processo ou técnica de escolha de amostra(s) adequada(s) para
análise de um todo. Ato, processo ou técnica de escolha e seleção de membros de
uma população ou de um universo estatístico que possam constituir uma amostra.
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=Dicion%C3%A1rio.
[11]
Fonte e mais detalhes: http://www.de.ufpb.br/~luiz/Adm/Aula9.pdf.
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