Pular para o conteúdo principal
Vamos iniciar um projeto de forma tranquila, sem pressa, pensando mais do que escrevendo. Não é preciso formular textos bonitos, neste momento as ideias devem ser mais valorizadas que o volume de conteúdo.

Veja o esquema de um Projeto de TCC
Figura 01: Esquema TCC
Fonte: a autora




Elementos Introdutórios
Pare para repensar, SEM PÂNICO! Responda calmamente, pensando bem, só com PALAVRAS CHAVES (nada de formular frases!):

Item
Descrição
Modelo
Seu Projeto
Tema
Sobre o que você vai falar em sue artigo/TCC?
01. Precisa gostar do assunto que escolher para escrever.
02. Você vai ler, pensar, escrever, discutir, analisar e “respirar” este tema, por isso, deve ser algo que te deixe apaixodan@.
03. Importante que o tema esteja relacionado com sua vivência profissional
04. MAS NÃO PODE haver envolvimento emocional irracional a ponto de você achar que já sabe as respostas antes de iniciar a pesquisa.
05. Repito: Não pode saber as respostas antes mesmo de começar a pesquisar.
06. Verifique antecipadamente se existe conteúdo disponível para o embasamento teórico (material disponível pode ser consultado nas referências de outros TCCs, artigos científicos postados em sites que tenham reconhecimento científico - CAPES e no Google Acadêmico).
07. Qual a relevância do tema: é importante para um número significativo de pessoas ou apenas para você.
Planejamento Financeiro




Item
Descrição
Modelo
Seu Projeto
Delimitação do Tema
Não há como escrever com uma amplitude muito grande, por isso você determinou um assunto/tema do seu interesse e agora é o momento de reduzir o seu escopo de trabalho.
Defina alguns itens como:
01. Objeto de estudo;
02. Campo de pesquisa;
03. Nível de investigação;
04. População: grupo (pessoa, ramo empresa, espécie de animais, pacientes com determinada doença, estudantes de algum curso, profissionais de uma área, setor do governo, setor da sociedade, ...);
05. Temporal: período de tempo, comparação entre 2 períodos – se tem dados para estes períodos, ...
06. Geográfico: em que local será feito o estudo
07. Meio/Estilo: a forma que se propaga (ex. marketing digital nas redes sociais, ..)

Poderão ser feitos diversos “cortes” até chegar ao ponto específico do estudo.
Planejamento Financeiro de Caixa




Item
Descrição
Modelo
Seu Projeto
Pergunta / Problema de Pesquisa
01. Qual a real motivação da pesquisa?
02. Todo trabalho científico buscar descobrir algo, o que pretende comprovar com seu estudo?
03. A pergunta é uma delimitação ainda maior do seu tema, é algo específico a ser investigado dentro do tema escolhido.


04. Quando for redigir a introdução:
Para introduzir o problema descreva um panorama em que ele se insere, fale dos recursos atuais e ai sim, faça a pergunta.
Ex.: se sua namorada quer uma bolsa nova (meninas, se a gente quer uma bolsa nova!) sempre inicia uma conversa do tipo:
“já não tenho mais nenhuma bolsa decente par sair [...]”

Relate os recursos que são utilizados na atualidade, logo a conversa segue mais ou menos assim:
“[...] as bolsas que tenho já estão desgastadas [...]”

Introduzimos o problema ou a pergunta que vai dar origem à investigação:
“Como posso adquirir uma linda bolsa nova sem investir recursos financeiros próprios?”
Quais os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro?




Item
Descrição
Modelo
Seu Projeto
Objetivo Geral
O objetivo geral representa “o que será feito com a pesquisa”, e deve estar intimamente ligado com a pergunta.
Não se pode ter um questionamento e objetivar outra coisa na pesquisa científica. Pergunta e objetivo geral são iguais, mas o obj. geral:
01. Inicia com um verbo tornando a pergunta / problema em afirmação;
02. Só pode conter 01 único verbo;
03. Verbos comumente utilizados:
03.a. para conceituar: conhecer; compreender; entender; identificar; reconhecer; generalizar, etc.
03.b. para procedimentos: desenvolver; estabelecer; organizar; capacitar; demonstrar. Etc.
03.c.para atitudes: contribuir; colaborar; valorizar; interiorizar; mostrar, etc.
Demonstrar os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro.

Objetivos Específicos
Os Objetivos Específicos devem mostrar os resultados que se pretende alcançar de forma detalhada
01. É o “passo a passo” do trabalho
02. Deve estar relacionado ao referencial teórico
03. Cada objetivo específico pode conter 01 único verbo;
03. Verbos comumente utilizados:
03.a. para analisar: analisar; investigar; comprovar; classificar; comparar; contrastar; diferenciar; distinguir, etc.
03.b. para avaliar: avaliar; pesquisar; selecionar; precisar; decidir; estimar; medir; validar, etc.
03.c.para compreender: compreender; concluir; inferir; deduzir; interpretar; determinar; descrever; ilustrar; etc.
03.d. para conhecer: conhecer; registrar; definir; identificar; nomear; especificar; exemplificar; enumerar; citar; etc.
03.e. para sintetizar: sintetizar; esquematizar; organizar; constituir; estruturar; generalizar; documentar; desenvolver; etc.
03.f. para aplicação: aplicar; praticar; empregar; operar; usar; etc.[1]
01 – Estudar o que são controles financeiros, planejamento financeiro e fluxo de caixa;
02 – Levantar na literatura os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro empresarial;
03 – Desenhar um modelo de fluxo de caixa gerencial;
04 – Confeccionar um fluxo de caixa histórico do ano de 2017; e
05 – Projetar um fluxo de caixa para o primeiro trimestre de 2018.




Item
Descrição
Modelo
Seu Projeto
Justificativa
Relevância para uma parcela da sociedade e para a academia
01. convença seu colega a ler seu trabalho!

02. Quando for redigir a introdução:
Para introduzir a justificativa descreva um breve panorama em que ele se insere, diga por que seu trabalho é relevante para uma parcela da sociedade e busque um autor que endosse / confirme sua justificativa; Faça o mesmo para justificar a importância da pesquisa para o mundo acadêmico.
a) Importância para pequenas empresas que poderão conhecer melhor a ferramenta de fluxo de caixa e identificar antecipadamente suas faltas ou sobras de recursos financeiros além de poder comparar seus objetivos com o que foi efetivamente realiado;
b) relevância para os estudantes da área de gestão ao identificar como se confecciona um fluxo de caixa, podendo compreender na prática o que se aprende na teoria.




Item
Descrição
Modelo
Seu Projeto
Metodologia



















Metodologia - Método
Para que as pessoas saibam como foi elaborada a pesquisa é preciso definir minimamente algumas características:

Classificação da Pesquisa:
01. Método: dedutivo ou indutivo;
02. Abordagem: qualitativa ou quantitativa;
03. Natureza: básica ou aplicada;
04. Caráter dos objetivos: exploratória; descritiva; ou explicativa;
05. Quanto aos procedimentos: experimental; pesquisa-ação; bibliográfica; documental; pesquisa de campo; pesquisa ex-post-facto; pesquisa de levantamento; estudo de caso; pesquisa participante; observação; observação participante; etc.
[2]Dedutivo: é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada premissa. Ex.: Todo homem é mortal. (geral!!!)
João é homem. (questionamento mais específico)
Logo, João é mortal. (conclusão específica, induzida por “lógica dedutível entre a relação: homem = mortal; João é homem; logo João é mortal por que é homem.)
Indutivo: Na lógica, método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução normalmente se contrasta à dedução. A indução, ao contrário da dedução, parte de dados particulares da experiência sensível. Ex: O ferro conduz eletricidade. (específico para um metal!)
O ouro conduz eletricidade. (específico para um metal!)
O chumbo conduz eletricidade. (específico para um metal!)
A prata conduz eletricidade. (específico para um metal!)... etc.
Logo, todo metal conduz eletricidade. (DEDUÇÃO a partir de todas as argumentações específicas)
OU ainda
Todo cão é mortal. (específico para um animal!)
Todo gato é mortal. (específico para um animal!)
Todo pássaro é mortal. (específico para um animal!)
Todo peixe é mortal. (específico para um animal!)
Logo, todos os animais são mortais. (DEDUÇÃO a partir de todas as argumentações específicas)
01. Método: dedutivo;
02. Abordagem: qualitativa;
03. Natureza: aplicada;
04. Caráter dos objetivos: descritiva;
05. Quanto aos procedimentos: bibliográfica; documental; pesquisa de campo; e pesquisa-ação.




Item
Descrição


Metodologia - Abordagem
[3]Qualitativa: tem como objetivo “compreender os fenômenos através da coleta de dados narrativos, estudando as particularidades e experiências individuais”. Os tipos de dados são de forma de narrativa, como diários, questionários abertos, entrevistas e observações que não são codificadas usando um sistema numérico – CUIDADO: ter um demonstrativo numérico ainda é narração dos números, não é dado estatístico! Usada para entender os motivos, opiniões e motivações subjacentes. Ele fornece informações sobre o problema ou ajuda a desenvolver ideias ou hipóteses para pesquisas quantitativas, ainda é usada para descobrir tendências de pensamento e opiniões. O tipo de abordagem é subjetivo, orientado aos processos. A amostragem é selecionada, normalmente pequena para obter uma compreensão aprofundada. A medição não é padronizada, narrativa (palavra escrita). Os resultados são medidos durante a coleta de dados como entrevistas e levantamento documental. A coleta de dados é flexível, especificado apenas em termos gerais antes do estudo. Quanto à estratégias para coleta de dados utiliza-se comumente grupos focais (discussões em grupo), entrevistas individuais e observações. Para análise dos dados normalmente são em palavras ou números de relatórios, sendo fácil fazer observações e comentários para se chegar a uma conclusão. A interpretação destes dados podem incluir conclusões provisórias e podem mudar e devem ser revisadas de forma contínua em novas pesquisas, ficando sob a responsabilidade do leitor as inferências e generalizações.
Quantitativa tem como objetivo  compreender os fenômenos através da coleta de dados numéricos, que apontarão preferências, comportamentos e outras ações dos indivíduos que pertencem a determinado grupo ou sociedade. Os tipos de dados são codificados de forma numérica e permitem classificações e estatísticas. Usada para quantificar o problema de pesquisa por meio da geração de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas. Us ainda a quantificação de atitudes, opiniões e comportamentos são usadas para generalizar os resultados de uma população de amostra maior. O tipo de abordagem é objetivo, orientado para os resultados. A amostragem é aleatória e normalmente representativa de uma grande população, a fim de generalizar resultados para esta. A medição é padronizada com números e o resultado só se vê no final da coleta de dados. A coleta de dados é estruturada, inflexível, especificado em detalhes antes do estudo. Quanto à estratégias para coleta de dados utiliza-se comumente inquéritos / questionários, entrevistas, estudos longitudinais, pesquisas em linha e observações sistemáticas. Para análise dos dados é preciso compilação, pois os dados brutos são números. Os dados são analisados ao final do estudo e envolvem estatísticas. A interpretação destes dados podem ser generalizações formuladas no final do estudo, declaradas com grau de certeza predeterminado, ficando sob a responsabilidade do pesquisador as inferências e generalizações...






Item
Descrição


Metodologia - Natureza
[4]Básica: “Pesquisa sobre um dado tema sem, necessariamente, apresentar relação com sua aplicação específica. Caracteriza-se pela busca de conhecimentos básicos para formulação de hipóteses e/ou respostas de questões iniciais sendo, portanto, diretamente responsável pelo desenvolvimento científico e indiretamente pelo industrial mediante a aplicação dos resultados desta em pesquisas aplicadas”. É usada para fins de desenvolvimento científico para obter conhecimentos gerais sobre um tema e sem objetivos mercadológicos ou industriais,.
Aplicada: “Busca gerar conhecimento sobre um assunto específico e definido anteriormente. Nos setores produtivos a pesquisa aplicada utiliza os conhecimentos decorrentes da pesquisa básica para gerar desenvolvimento científico com fins comerciais em geral”. É usada para fins de desenvolvimento de conhecimento específico sobre um assunto definido e, geralmente, associado ao desenvolvimento de setores econômicos mediante aplicação direta dos resultados obtidos.
Entenda a diferença[5]: “Pesquisa básica ou pura é realizada unicamente para fins de coleta de informações e construir conhecimento existente, em oposição à investigação aplicada, que é voltada para a resolução de uma questão particular. Exemplo: Um neurologista que estudos do cérebro para aprender sobre o seu funcionamento geral está fazendo pesquisa básica, enquanto um neurologista que está buscando as origens da doença de Alzheimer está envolvido na investigação aplicada”.


Metodologia - Caráter dos objetivos
[6]Exploratória: “procura explorar um problema para fornecer informações para uma investigação mais precisa. Elas visam uma maior aproximação com o tema, que pode ser construído com base em hipóteses ou intuições”. Tem como objetivo a descoberta de ideias e pensamentos novos e normalmente seu processo é não estruturado com dados qualitativos. Os instrumentos mais comuns para a coleta de dados são a pesquisas bibliográficas e estudos de caso.
Descritiva: “visa descrever algo. Para isso, fazem uma análise minuciosa e descritiva do objeto de estudo. Essa pesquisa não pode ter interferência do pesquisador”. Tem como objetivo Descrever características e funções e normalmente seu processo é estruturado com dados quantitativos (mas pode usar qualitativo também). Os instrumentos mais comuns para a coleta de dados são levantamento de dados qualitativos, mas, principalmente, quantitativos.
Explicativa: “é uma tentativa de conectar as ideias para compreender as causas e efeitos de determinado fenômeno. É onde pesquisadores tentam explicar o que está acontecendo”. Tem como objetivo compreender causas e efeitos e normalmente seu processo é estruturado com dados quantitativos (mas pode usar qualitativo também). Os instrumentos mais comuns para a coleta de dados são calcada em métodos experimentais.






Item
Descrição


Metodologia – Procedimen-tos
Procedimentos de coleta de dados são os métodos práticos utilizados para juntar as informações, necessárias à construção dos raciocínios em torno de um fato/fenômeno/problema. Alguns procedimentos: Pesquisa experimental; pesquisa ex-post-facto; levantamento: questionários / formulários / entrevistas; estudo de caso; pesquisa-ação; pesquisa bibliográfica; pesquisa documental: fontes de informação não organizadas.
- quanto à fonte da informação: Algumas fontes: Campo – lugar onde acontecem os fatos e fenômenos; Laboratório – interferência artificial na produção; do fato/fenômeno ou artificialização de sua leitura, geralmente melhorando as capacidades humanas de percepção; Bibliografia – faz parte de qualquer pesquisa, seja de campo ou de laboratório; documental – busca documentos que contenham dados importantes para o estudo


Metodologia Amostra
Para que as pessoas a extensão da pesquisa é preciso esclarecer o universo que se aplica:

Definição da Amostra:
01. Diferencie população de amostra[7]: ma amostra é um subconjunto de pessoas, itens ou eventos de uma população maior que você coleta e analisa para fazer inferências[8] (afirmar algo como verdadeiro).
02. Quanto maior a amostra melhor ela representará uma população.
03. Estudos de caso são específicos de um indivíduo (empresa, doença, ...) ou grupo específico, logo não se baseia numa amostra e não representa uma população. Não existe a intenção de estudar um caso para se alargar os resultados a um grupo maior[9].

04. Tipos de [10]amostragem[11]:
probabilística: a seleção é aleatória de tal forma que cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida de fazer parte da amostra. São métodos rigorosamente científicos. Seleção: aleatória simples (AAS); sistemática; estratificada; por conglomerados.
Não probabilística: há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Depende dos critérios e julgamento do pesquisador. Seleção: por acessibilidade ou por conveniência; intencional; por cotas.






Agora podemos pensar em redigir um texto adequado para a introdução!
01.  Tema: Planejamento Financeiro
02.  Delimitação do Tema: Planejamento Financeiro de Caixa
03.  Problema de Pesquisa: Quais os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro?
04.  Objetivo Geral: Demonstrar os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro.
05.  Objetivos Específicos
a – Estudar o que são controles financeiros, planejamento financeiro e fluxo de caixa;
b – Levantar na literatura os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro empresarial;
c – Desenhar um modelo de fluxo de caixa gerencial;
d – Confeccionar um fluxo de caixa histórico do ano de 2017; e
e – Projetar um fluxo de caixa para o primeiro trimestre de 2018.
06.  Justificativa:
a - Importância para pequenas empresas que poderão conhecer melhor a ferramenta de fluxo de caixa e identificar antecipadamente suas faltas ou sobras de recursos financeiros além de poder comparar seus objetivos com o que foi efetivamente realiado;
b - relevância para os estudantes da área de gestão ao identificar como se confecciona um fluxo de caixa, podendo compreender na prática o que se aprende na teoria.
07.  Metodologia:
a - Método: dedutivo; b - Abordagem: qualitativa; c - Natureza: aplicada; d - Caráter dos objetivos: descritiva; e - Quanto aos procedimentos: bibliográfica; documental; pesquisa de campo; e pesquisa-ação.




Item
Redação exemplo
Contextualização
Tema
Delimitação do Tema
O planejamento financeiro é importante para aumentar a chance de sobrevivência de uma empresa dado que ele é uma ferramenta de administração financeira com vistas à organização da gestão, buscando antever situações futuras a partir do histórico financeiro da empresa e agregando as expectativas futuras. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) divulgou em 2016 um estudo sobre a sobrevivência das empresas, com foco nos pequenos negócios, a fim de determinar o tempo e os fatores que às levam à mortalidade. Com base em dados as Secretaria da Receita Federal (SRF) sobre abertura e baixa de empresas nos anos de 2012 a 2014 a pesquisa revela que “a taxa de sobrevivência das empresas com até dois anos de atividade foi de 76,6%”, e que em suas pesquisas anteriores as taxas foram: 2008 de 54,2%, 2009 de 55,4%, 2010 de 76,2%, 2011 de 75,8% (SEBRAE, 2016, p. 16), o que demonstra uma melhoria no índice, porém, ter mais de 23% de taxa de mortalidade ainda é preocupante. Sendo que retirados os dados dos Micros Empreendedores Individuais (MEI) esta taxa de mortalidade sobre para 44,6%, o que torna o dado até mesmo alarmante. A mesma pesquisa buscou saber os fatores que levam à sobrevivência/mortalidade das empresas e conclui que “a sobrevivência (ou a mortalidade) do negócio resulta não apenas de um único fator tomado isoladamente, mas depende da combinação de um conjunto de fatores”, identificando quatro conjuntos de fatores: “situação antes da abertura (tipo de ocupação do empresário; experiência no ramo; motivação para abrir o negócio); planejamento do negócio; gestão do negócio; e capacitação dos donos em gestão empresarial” (SEBRAE, 2016, p. 75).
Depreende-se ainda desta pesquisa do SEBRAE (2016) que em relação à gestão do negócio 74% das empresas que sobreviveram “realizaram um acompanhamento rigoroso da evolução das receitas e das despesas ao longo do tempo” (SEBRAE, 2016, p. 78). Apear de não ser o único fator de sucesso de uma empresa, Planejamento Financeiro de Caixa sem mostra eficaz e ajuda a gerir os recursos financeiros, aumentando a taxa de sobrevivência das empresas.
Introdução do problema com panorama geral
Descrição da situação atual
Problema de Pesquisa

Tendo em vista que controlar o caixa da empresa significa compreender, registrar, avaliar e projetar as entradas e saídas de recursos financeiros, a utilização da ferramenta de fluxo de caixa gerencial poderá servir para este fim. Conforme indica a pesquisa do SEBRAE (2016), controlar tais movimentos é um dos itens que ajudam na melhoria da taxa de sobrevivência da empresa, além de ajudar na gestão das decisões estratégicas. Tendo em vista este cenário esta pesquisa questiona: Quais os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro para micro e pequenas empresas?



Item
Redação exemplo
Introdução do objetivo geral
Objetivo geral
Objetivos Específicos
Alinhado com a busca de solução para os pequenos empresários, já que estes são uma parcela significativa do, conforme pesquisa do SEBRAE (2014) onde demonstra que “as micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor”, 22,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Indústria e no serviço atingiam 36,3% de todo lucro gerado Com vistas a apoiar estes empreendedores o estudo busca demonstrar os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro. Como subsídio para atingir este objetivo a pesquisa buscará estudar o que são controles financeiros, planejamento financeiro e fluxo de caixa; levantar na literatura os fatores relevantes do fluxo de caixa no planejamento financeiro empresarial; desenhar um modelo de fluxo de caixa gerencial; confeccionar um fluxo de caixa histórico do ano de 2017; e projetar um fluxo de caixa para o primeiro trimestre de 2018.
Metodologia
Para atingir tais resultados será utilizado o método dedutivo a partir de uma abordagem qualitativa em uma pesquisa aplicada, cujo caráter dos objetivos é descritivo. Os dados serão coletados através de pesquisas bibliográfica e documental, auxiliado também por pesquisa–ação em que o autor do trabalho vai a campo e interage com as pessoas e informações, podendo vir a influenciar o meio pesquisado.
O estudo será realizado numa pequena empresa de publicidade e propaganda que atua no mercado há um ano, com sede em Porto Alegre. Sua estrutura funcional é composta por três sócios, sendo dois deles atuantes na parte comercial e de criação e um dedicado às atividades administrativas financeiras.
Justificativa
A relevância deste estudo está em proporcionar a esta pequena empresa as informações necessárias para que seus sócios consigam fazer o planejamento financeiro, iniciando com o de fluxo de caixa gerencial, desta forma poderão identificar antecipadamente suas faltas ou sobras de recursos financeiros além de poder comparar seus objetivos com o que foi efetivamente realiado. Outras empresas do mesmo porte poderão adaptar o exemplo apresentado para suas realidades. Segundo Silva (2015) o fluxo de caixa permite à empresa visualizar, de forma rápida e segura, as movimentações financeiras, facilitando para que os recursos sejam aplicados com assertividade. Para os acadêmicos da área de gestão pretende-se demonstrar como se confecciona um fluxo de caixa, a fim de que possam compreender na prática o que se aprende na teoria, despertando nestes o interesse sobre o fluxo de caixa, demonstrando que sua aplicação é simples e eficiente, como lecionam Silva e Neiva (2010) ao afirmar que a gestão das necessidades de caixa nas empresas é um aspecto importante, pois “muitas empresas vêm perdendo sua continuidade por falta de administração de caixa”, e descrevem o fluxo de caixa como um relatório dinâmico e que “evidencia, de forma transparente, e verdadeira situação financeira da empresa” (SILVA; NEIVA, 2010, p. 1).



Item
Redação exemplo
Referências
Livro
SILVA, Daiane Vieira da. Fluxo de caixa como ferramenta da gestão financeira para microempresa. Assis: Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, 2015. 34 p.
Internet
BEDÊ, Marco Aurélio (Coord.). Sobrevivência das empresas no Brasil. / – Brasília: Sebrae, 2016. 96 p. il. [em linha] [Consult. 06 Dez.2017]. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf.
Revistas
SILVA, Danielle Zanetti Guimarães da; NEIVA, Roberta Mendes. O fluxo de caixa como ferramenta de gestão financeira e estratégica nas empresas. São Paulo: ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista, 2010. ISSN: 2176-9583. [em linha] [Consult. 04 Dez/2017]. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ReFAE/article/view/2048.
Suas considerações e dúvidas:





[8] Inferência: 1. ação ou efeito de inferir; conclusão, indução. 2. operação intelectual por meio da qual se afirma a verdade de uma proposição em decorrência de sua ligação com outras já reconhecidas como verdadeiras. Fonte: https://www.google.com.br/search?q=Dicion%C3%A1rio.
[10] Amostragem: ação, processo ou técnica de escolha de amostra(s) adequada(s) para análise de um todo. Ato, processo ou técnica de escolha e seleção de membros de uma população ou de um universo estatístico que possam constituir uma amostra. Fonte: https://www.google.com.br/search?q=Dicion%C3%A1rio.

Comentários